quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Satélites...


O satélite é uma maquina que gira em volta da Terra. Há muitos tipos de satélites, e eles fazem trabalhos diferentes. Alguns estudam o clima ou a superfície da Terra, outros mandam uma mensagem de uma parte do mundo para outra.
Os satélites têm órbitas diferentes, dependendo do trabalho que fazem. Foguetes potentes levam os satélites para o espaço e colocam-nos na órbita certa.

-Meteosat: É um satélite de clima. Ele monitora as nuvens e mede a força do vento. Ele também manda informações para a Terra sobre a temperatura da terra, do mar e do ar.

-Navstar: É um satélite que ajuda os navios e os aviões a encontrar sua rota.

-Landsat: É um satélite que observa o clima. Ele envia fotos de florestas, plantações e da poluição no mar e no ar.

-Intelsat: É um satélite de comunicacões. Ele recebe cinais telefônicos e de TV, de um lugar da Terra, e envia para outro.

Astrônomos...


Os astrônomos são as pessoas que estudam as coisas do espaço, como o Sol, a Lua, as estrelas e os planetas. Eles descobrem de que estas coisas são feitas, onde elas, onde elas ficam tão longe, que os astrônomos precisam de potentes telescópios para estudá-las de maneira adequada.
Os astrônomos estão sempre estudando o céu para fazer novas descobertas e tentar ver mais adiante no espaço.
Há mais de 450 anos, em 1543, um astrônomo polonês chamado Copérnico sugeriu que todos os planetas, inclusive a Terra, giravam em torno do Sol. Na Época, a maioria dos outros astrônomos não acreditou nele. Eles viam o Sol mover-se através do céu, então acreditavam que o Sol e os outros planetas é que giravam em torno da Terra. Hoje sabemos que os astrônomos estavam errados e as idéias de Copérnico é que estavam certas.
Também teve outros astrônomos importantes como Galileu que fez Copérnico estar certo, falando queJúpiter tinha 4 luas girando em torno de si e o Isaac Newton, que não foi um astrônomo, mas provou que os planetas giravam em torno do Sol pela gravidade que o Sol tem.

O Universo, o GRANDE Universo

Marte

Sabia que Marte tem 2 satelites naturais? (fobos e deimos)




Marte é o quarto planeta a contar do Sol e é o último dos quatro planetas telúricos no sistema solar, situando-se entre a Terra e a cintura de asteróides, a 1,5 UA do Sol (ou seja, a uma vez e meia a distância da Terra ao Sol). De noite, aparece como uma estrela vermelha, razão por que os antigos romanos lhe deram o nome de Marte, o deus da guerra. Os chineses, coreanos e japoneses chamam-lhe "Estrela de Fogo", baseando-se nos cinco elementos da filosofia tradicional oriental. Executa uma volta em torno do Sol em 687 dias terrestres (quase dois anos terrestres).

Marte é um planeta com algumas afinidades com a Terra: tem um dia com uma duração muito próxima do dia terrestre e o mesmo número de estações.


<--- Esta é a bandeira de Marte!

Universo...

O espaço é o enorme vazio que existe em volta da Terra, ele vai mais além do que os astronômos conseguem ver, mesmo com os telescópios mais fortes. No espaço, existem luas, estrelas, galáxias e planetas, incluindo a Terra. Entre os planetas e as estrelas, existem pequenas partículas de poeira e gás. Tudo o que existe no espaço faz parte do universo. Ainda pode ter outras coisas, esperando para serem descobertas.
O universo se formou assim:

-Big Bang: O universo provavelmente começou com uma enorme explosão, que os cientistas chamam de Big Bang. Imediatamente depois dessa explosão, o universo era pequeno e muito quente.
-Galáxia: Então o universo ficou maior e mais frio. Enormes redemoinhos de poeira e gás se juntaram e fizeram as galáxias.
-Nebulosa: Dentro das galáxias ficaram nuvens menores de poeira e gás, chamadas nebulosas. Foi lá que nasceram as estrelas. Uma destas galáxias é o Sol. Ele nasceu numa galáxia chamada Via Láctea.
-Sistema Solar: 9 (agora 8) planetas colocaram-se em torno do Sol, para formas o sistema solar. Um destes planetas era a Terra.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Camadas da Terra...



A Terra tem 4 camadas em si:

-Crosta Terrestre ou litosfera: Esta camada é a superior, onde nós andamos, é nela que tem os vulcõens que explodem lava (magma), que vem da camada abaixo.

-Manto: Esta camada contém o magma que tenta sair para fora (na litosfera) e quando sai é chamada de lava, ele vai a 2900 km de profundidade.

-Núcleo: Esta camada é a mais quente da terra, é a parte central do planeta, acham que seja formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas. Possui duas partes:
Núcleo externo, é líquido e tem de 2900 a 5150 km.
Núcleo interno, é sólido, devido à altíssima pressão e tem até 6371 km.